O GPA – Grupo de Proteção aos Animais surgiu, em março de 2016, por iniciativa de servidores sensibilizados com o abandono de cães e gatos no entorno da Cidade Administrativa. Dessa união de esforços, surgiu um grupo de voluntários com objetivo de acolher e minimizar o sofrimento dos animais mais debilitados que apareciam pela região.
Os desafios do GPA são imensos, já que os animais resgatados em sua grande maioria apresentam problemas como desnutrição, doença do carrapato, leishmaniose e muitas vezes são vítimas de atropelamento, tudo isso demanda altas despesas para tratamento.
A cada resgate, o GPA precisa arcar com os custos de cuidados veterinários que incluem consultas, exames, medicações e tratamentos necessários de acordo com a situação de cada animal, além de castração. Em alguns casos são necessários também cirurgia e exames de alto custo como tomografia, raio-x, dentre outros.
Logo após liberado da clínica veterinária, o animal é encaminhado para um lar temporário de confiança, que é pago mensalmente pelo GPA, o que implica em comprometimento de despesa por um longo período, até a adoção do animal. O GPA não possui abrigo. Assim que o animal é liberado do tratamento de saúde, começam as divulgações em redes sociais, e sempre que possível, a participação em feiras de adoção.
Infelizmente, o GPA não consegue resgatar todos os animais que aparecem ou vivem na Cidade Administrativa, mas, mesmo os animais que vivem ou circulam por lá, e que não são resgatados, são alimentados diariamente. Além disso, monitoramos a saúde desses animais e aplicamos remédios contra pulgas e carrapatos e vermífugos.
Nesses 05 anos de atuação, o GPA realizou mais de duas centenas de resgastes e, atualmente, temos aproximadamente 50 animais abrigados em lares temporários aguardando adoção. Alguns resgates foram mais marcantes e motivaram um maior engajamento de pessoas, e também aumentaram a nossa força para continuar com o trabalho voluntário. Mesmo que nem sempre seja possível a cura e sobrevivência do animal, não desistimos, fazemos todo o possível.